sábado, 20 de março de 2010

Demolições


Antes de começar propriamente as demolições deve ser elaborado um plano de trabalhos, em que a memória descritiva do mesmo deve conter todos os trabalhos a executar, procedimentos, equipamentos e pessoal necessário. Deve ainda conter os planos de detalhe de elementos estruturais ou construtivos que envolvam riscos especiais.


De seguida deve-se cortar todas as instalações de água, gás, electricidade, telefone e TV Cabo.


Depois tem-se de verificar a estabilidade e solidez dos elementos construtivos e decorativos, principalmente quando o edifício sofreu alguma catástrofe natural, incêndio ou abandono prolongado. Devem ser colocados testemunhos em locais adequados e vigiada a sua evolução, nas demolições manuais.


Demolição Manual:

Em primeiro todo o perímetro da área a demolir deve ser delimitado e sinalizado.


Depois deve-se desinfestar e desinfectar onde necessário, coloca-se todas as protecções de segurança, para que não sejam projectados materiais para a via pública.



De seguida desmonta-se todos os elementos mais frágeis como é o caso de janelas, portas, etc. e escora-se todos os elementos construtivos que apresentem instabilidade ou falta de resistência e paredes-mestras, antes de se iniciar os trabalhos de demolições.

Estas demolições são feitas de piso em piso, sendo elas executadas de cima para baixo, sem esquecer que em primeiro se tem de demolir os elementos suportados e só depois os suportantes. Os acessos para as mesmas devem estar sempre limpos.


As escadas devem ser reforçadas e as últimas a serem demolidas para que os trabalhadores possam assim circular à vontade.


As redes de ar comprimido deverá ser periodicamente inspeccionado para que se evite fugas de ar sob pressão, todas as tubagens das mesmas não devem estar postas de maneira a que possa provocar tropeções.


O entulho deverá ser sempre regado e despejado pelas calhas destinadas a esse fim, sem nunca os trabalhadores retirarem o entulho com as mãos. Quando se tiver a demolir a cobertura esta devera ser feita ao mesmo tempo de ambos os lados para que não haja desequilíbrios na estrutura. O entulho da cobertura devera ser despejado conforme se for demolindo com a ajuda de uma grua, guincho, etc.


A demolição da laje só deve ser iniciada depois de se conhecerem os seus apoios e deve ser efectuada na direcção paralela a esses apoios.


As abóbadas ou arcos devem ser demolidos do centro para as extremidades. No caso de haver abóbadas múltiplas, devem-se escorar as que não estão a ser demolidas.


As secções de parede não devem ser abaladas e deixadas ruir como uma massa única.


O corte de lajes ou elementos de estrutura construídos em betão armado, deve ser rigorosamente efectuado nos locais assinalados pelos técnicos e unica­mente nesses locais;


As escadas encastradas deverão demolir-se da ponta do balanço para o encastramento.


As escadas apoiadas em patamares deverão demolir-se do meio do vão para os apoios.



As escadas apoiadas lateralmente em vigas deverão demolir-se do centro do vão para os lados.

Os elementos a demolir devem ser molhados regularmente a fim de evitar o levan­tamento de poeiras.


E quando chover estes trabalhos terão de ficar parados até que deixe de chover.


Demolição Mecânica:

Toda a área deverá ser vedada com painéis metálicos com uma distancia linear mínima se uma vez e meia a altura do edifício.


Deve-se verificar se a máquina tem um braço de alcance adequado à altura do edifício, pois se o braço for curto poderá provocar acidentes.


Deverá ser removida todas as instalações de água, gás, electricidade, etc.


Antes de se começar propriamente a demolição deverá ser verificado se existe alguém dentro do edifício a demolir e enquanto este decorrer nenhum trabalhador poderá entrar no mesmo.


Quando este tiver a ser demolido o manobrador da máquina deverá ter cuidado para não abalar os alicerces prematuramente para que o edifício não se desmorone descontroladamente.


Demolições com Explosivos:


Sabendo os riscos deste tipo trabalho, deve-se contratar uma empresa que já disponha de um bom currículo de demolição de edifícios com recurso a explosivos. Ainda assim, o contrato elaborado para efectuar o tra­balho deve estabelecer as condições que assegurem que o trabalho será execu­tado com os riscos bem controlados. Como por exemplo:





  • Protecção do público e tráfego de veículos;

  • Protecção das propriedades adjacentes;

  • Garantia do abastecimento de água, electricidade, gás e telefones (às edifica­ções anexas);

  • Controlo do ruído;

  • Controlo do pó;

  • Seguros;

  • Acabamento do trabalho - limpeza.

  • Antes de empreender o trabalho de demolição devem ser investigados os seguin­tes pontos:

  • Propriedade e assuntos legais;

  • Arredores;

  • Arvores;

  • Pavimentos inferiores;

  • Arruamentos e acessos ao local;

  • Infra-estruturas de abastecimento de energia, água e telefones;

  • Precauções especiais - ligação com as autoridades;

  • Ocupação da via pública;

  • Encerramento ou desvio de ruas;

  • Vedações;

  • Operações no terreno;

  • Propriedades adjacentes;

  • Explosivos.


Antes de iniciar os trabalhos, dever-se-á fotografar os arredores da obra, a fim de registar alguns danos já existentes (vidros partidos, fissuras, etc...);


Os explosivos só devem ser manuseados por pessoal devidamente encartado com cédula.


Demolição em Edifícios com Amianto:


Sabendo que este tipo de demolição actualmente é proibido de se executar por lei devido a poder provocar problemas de saúde descreve-se na mesma a baixo os seus procedimentos:


Antes de se iniciar os trabalhos devera-se fazer um plano de trabalhos com a ajuda de um técnico de segurança e deverá ser isolada toda a zona de trabalhos para evitar a contaminação.


A limpeza dos revestimentos de amianto deve ser realizada por via húmida, de forma a conter a dispersão das fibras. Os materiais que vão sendo desmontados devem ser colocados em sacos de resíduos (tipo big bag) devidamente etiqueta­dos.


Deve ser limitado o acesso às zonas contaminadas exclusivamente aos trabalha­dores indispensáveis à execução do trabalho.


Durante a execução dos trabalhos, os trabalhadores devem usar todos os equipamentos de protecção individuais necessários à tarefa. Estes são determinados­ por um técnico de segurança.


Os trabalhadores envolvidos nestes trabalhos devem efectuar exames médicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário