sexta-feira, 9 de abril de 2010

Factores que influenciam a consistência de um betão



Os factores que influenciam a consistência de um betão são:

  • Forma das partículas

  • Quantidade e tipo de cimento

  • Quantidade de água

  • Uso de aditivos

  • Temperatura

  • Tempo e intensidade da mistura

  • Tempo após o qual foi feita a mistura.

3 comentários:

  1. os adjuvantes incluem-se aqui nos aditivos?

    Parabéns pelo blogue e pelo seu trabalho. Enquanto eng.º civil reconheço que poucos dedicamos o nosso tempo a criar e desenvolver blogues para divulgação de saberes técnicos, pois isso parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Consistência está relacionado as características inerentes ao próprio betão e está mais relacionado com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes.

    Conforme modificamos o grau de humidade que determina a consistência, alteramos também suas características de plasticidade e permitimos a maior ou menor deformação do betão perante aos esforços.
    ----------------------------
    Um adjuvante é um produto que é incorporado no betão em quantidades muito pequenas, inferiores a 5% do peso do cimento. São exemplos de adjuvantes os plastificantes, superplastificantes, hidrófugos, aceleradores e retardadores do endurecimento. Como exemplo de adições (incorporadas no betão em quantidades superiores a 5% do peso do cimento) podemos indicar as cinzas volantes, sílicas de fumo, pozolanas, etc. Tanto os adjuvantes como os aditivos melhoram uma ou várias características do betão.

    -------------------------
    Por isso na minha opinião os adjuvantes também influenciam a consistência de um betão.
    Espero ter ajudado...

    Cumprimentos,

    Construção e Engenharia.

    ResponderExcluir
  3. Tenho duvida em como determinar o traço certo para massa e Betão...como determino os traços? Há uma padronização? Sou estudante do Curso de Engenharia Civil...

    ResponderExcluir