sábado, 23 de janeiro de 2010

Arranjos Exteriores

1. Impermeáveis



A resina Aqua Stone TP é uma resina epoxy destina a ligar inertes seleccionados tornando-se uma superfície compacta, atractiva. Porosa e de longa duração. Este sistema protege eficazmente o solo sem o impermeabilizar.


Esta resina é misturada com gravilhas, areão ou vidro reciclado que resulta numa superfície decorativa para passeios, caldeiras de árvores entre outros locais que tenham a necessidade de um pavimento nestas circunstâncias.


Devido ás suas propriedades tem uma larga aplicação sobretudo no arranjo dos espaços exteriores mas também na indústria, em locais de lavagem, etc., mantendo os locais enxutos, sem empoçamento.


Este aplicado nas caixas de águas pluviais, evita o entupimento das drenagens e dispensa o trabalho de limpeza e manutenção periódica que é habitualmente necessário noutros sistemas.


1.1. Como preparar um Agregado Aqua Stone TP?


As áreas destinadas a esse fim devem ser devem ser previamente limpas e secas com o mínimo de 2,5 - 3 cm de profundidade nas caldeiras de arvores e 5 cm em parques destinados a automóveis.


Antes de aplicar este material é necessário fazer uma base com uma espessura entre 10 e 15 cm de brita para que este possa assim fazer a drenagem das águas, nas devidas condições.


O agregado deve ser limpo, lavado e seco para antes de se fazer a sua aplicação, para que possa fazer uma ligação eficaz.


1.2. Modo de aplicação


Equipamentos e meios necessários:


  • Misturadora vertical.

  • Gerador ou energia eléctrica para alimentação da misturadora.

  • Balança para pesagem do inerte e da resina.

  • Pá carregadora ou carro de mão para transporte do agregado preparado para o local de colocação.

  • Talocha manual ou mecânica para nivelamento das superfícies.




Sabendo que as embalagens da resina são de 1 - 5 kg (Parte A e Parte B), o conteúdo das duas partes deve ser antes misturado cerca de 2 minutos.


Os inertes depois de já se ter efectuado todo o tratamento de que eles necessitam, devem ser misturados com a resina durante 3 a 4 minutos, sabendo que cada 10 kg de resina dá para 25 kg de inertes e cada m2 com 2,5 cm de espessura necessita de 1,5 kg de resina.


Este agregado deve ser aplicado em tempo seco. O pavimento onde será aplicado este material deve ser preparado antes de tudo com um nível inferior ao que vai ser necessário, ao que o pavimento vai ter antes de se por o agregado de Aqua Stone TP. Para que possa levar uma base de brita de 10 a 15 cm como foi já referido acima, para que depois se proceda à colocação do agregado com a espessura de acordo com o fim a que se destina.


Por fim tem-se de nivelar a superfície com a talocha manual ou mecânica até que a superfície fique lisa e concordante com guias, caixas, etc.



Neste agregado deverá ser feita uma junta de dilatação de 6 em 6 metros.




2. A Vegetação



Hoje em dia é cada vez mais importante, a jardinagem na própria construção civil, a vegetação e as raízes das plantas ajudam a fixar as terras e promovem a infiltração da água, diminuindo as enxurradas e a erosão das superfícies.



2.2. Tipos de solos



• Solos mais escuros são geralmente mais férteis, retém mais água mas sofrem mais com doenças e compactação.


• Solos mais claros são geralmente mais ácidos.


• Poça com água mais turva pode indicar solo mais ácido.


• Solo com pouca variedade de plantas e principalmente do tipo capim ou grama espontânea indicam solo menos fértil;


• Solo com plantas de folha larga, maior diversidade de planta e espécies com raízes mais flexíveis indicam solo mais fértil.


2.3. Como preparar a terra



Deve-se preparar a terra a cultivar o jardim com 8 dias de antecedência. È necessário cavar bem a terra até uma profundidade de 30 a 40 cm e misturar 10 a 15 kg de estrume por m2. É também necessário também adubar a terra com 100 a 200 g de farinha de osso por m2. Não havendo estrume utiliza-se terra vegetal na proporção de 1:3.




2.4. Como proceder na plantação das plantas, árvores, etc?



As plantas, arbustos, árvores, etc., podem ser plantadas à cova, à estaca, etc.,.


À cova é feito um buraco com a demissão necessária para o tipo de vegetação a plantar, este procedimento é mais frequente quando se planta as árvores.


À estaca é feito um furo com uma estaca e é plantada a planta ou arbusto, este procedimento é utilizado para vegetações de pouca grossura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário