sexta-feira, 9 de abril de 2010

O aparelhamento de pedras/rochas



O aparelhamento de uma pedra é um processo de desbaste para que o seu acabamento final seja o mais adequado, em termos angulares, de irregularidades em forma e dimensão, para o tipo de aplicação pretendida, tornando a pedra menos tosca. O aparelhamento das pedras pode ser dos seguintes tipos:



Acabamento rústico - Corresponde a paramento tosco, resultante da operação de extracção do bloco, grosseiramente desbastado e escassilhado.



Acabamento serrado simples - Correspondente a paramento plano, com sinais de serra, resultante das operações de serragem e corte do bloco, sem qualquer outro trabalho de beneficiamento.



Acabamento serrado rectificado - Correspondente a paramento plano e áspero, sem sinais de serra, resultante das operações de desempeno ou rectificação com máquinas politrizes, usando granalha de aço até o nº. 60.



Acabamento apicoado - Correspondente a paramento plano e áspero, resultante do tratamento com picola ou bujarda. Conforme o grau de aspereza da superfície, o acabamento apicoado será: grosso usando a picola ou a bujarda nº3; médio quando usadas sucessivamente as picolas ou bujardas nº3 e 2; fino quando usadas sucessivamente as picolas ou bujardas nº. 3, 2 e 1esta última de 36 pontas por polegada quadrada.



Acabamento lavrado - Correspondente a paramento perfeitamente plano e pouco áspero, resultante de acerto e eliminação de asperezas do apicoamento fino por meio de escopos.



Acabamento polido fosco - Correspondente a paramento perfeitamente liso e plano, resultante de operações, manuais ou de máquina politizes, em que se empregam esmeris em grãos ou pedra. Compreende em polido fosco grosso, médio e fino.



Acabamento encerado - Correspondente a paramento polido fosco fino encerado com uma mistura de aguarrás e cera virgem.



Acabamento lustrado - Corresponde a paramento polido fosco fino com acabamento especular resultante da operação de lustração.
A lustração dos granitos é obtida com óxido de alumínio, dando-se o brilho final com óxido de estanho reduzido a pó e aplicado com disco de chumbo ou feltro.
A lustração em mármores é obtida com ácido oxálico ou ácido de estanho e em seguida lava-se a pedra e aplica-se aguarrás misturada com cera virgem para proteger o lustro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário